PROJETO DE VIDA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: Intervenção pedagógica por meio da pesquisa-ação colaborativa em uma escola de ensino médio de Sinop-MT
Projeto de vida, ensino de Sociologia, intervenção pedagógica e pesquisa-ação
Esta proposta de intervenção pedagógica tem como finalidade contribuir diretamente para o aprimoramento das práticas de ensino na disciplina de Sociologia, adotando como base metodológica a pesquisa-ação. O objetivo central está voltado para os obstáculos enfrentados por professores ao tentar articular o componente Projeto de Vida com os conteúdos e finalidades do ensino de Sociologia no contexto da escola pública. As atividades serão realizadas por meio de encontros quinzenais, estruturados em formato de grupo de discussão. Nesses momentos formativos, pretende-se promover reflexões críticas sobre os limites e possibilidades impostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com ênfase em dois focos principais: primeiro, o itinerário formativo referente ao Projeto de Vida; segundo o lugar da Sociologia no conjunto das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Ensino Médio. O planejamento das intervenções pedagógicas será realizado de forma coletiva e participativa, com o uso de três estratégias didáticas baseadas em metodologias ativas: (1) Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), (2) Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e (3) realização de aulas-oficinas. Tais propostas serão implementadas, analisadas e discutidas no coletivo docente, de modo a testar sua eficácia e adaptar sua aplicação conforme a realidade dos professores e estudantes envolvidos. Além disso, a intervenção buscará identificar os diferentes sentidos atribuídos pelos educadores à integração entre o Projeto de Vida e a Sociologia. Será dada especial atenção à maneira como essa integração se manifesta nas práticas pedagógicas e às tensões que surgem nas relações de poder no interior da sala de aula. A análise das percepções docentes será orientada pelos fundamentos da Sociologia do Cotidiano de Erving Goffman, com o intuito de compreender os dilemas enfrentados pelos professores no cotidiano escolar. Serão considerados aspectos como conflitos de enquadramento, negociações de autoridade, formas de interação, implicações curriculares, processos de aprendizagem crítica e o papel da escola na orientação das escolhas profissionais dos estudantes. A experiência será desenvolvida na Escola Estadual Professora Edeli Mantovani, situada no município de Sinop, no estado de Mato Grosso. O processo contará com a participação de quatro professores da disciplina de Sociologia, e será coordenado por um docente vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Sociologia (ProfSocio/Unemat), responsável por acompanhar e mediar a construção formativa dos conteúdos de Sociologia no Ensino Médio.