O ENSINO DE SOCIOLOGIA E O DESPERTAR DO POTENCIAL CRÍTICO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Ensino de Sociologia. Letras de Músicas. Potencial Crítico. Estudantes
ANASTÁCIO, Fabiano. O ensino de sociologia e o despertar do potencial crítico dos estudantes do ensino médio. 2025. 52 f. Projeto de Qualificação (Mestrado Profissional de Ensino de Sociologia em Rede Nacional) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso, 2025.
Esta pesquisa propõe uma reflexão sobre o papel do ensino de sociologia. As categorias de análises serão o ensino, a sociologia, as letras de músicas e os estudantes do ensino médio. O campo empírico será a Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino, situada na rua dos Lírios, 460, Setor Industrial Sul, na cidade de Sinop/MT. Para a sustentação da pesquisa, o referencial teórico se apoia nos autores Bodart (2012), Bauman (2010), Carvalho (2021), Durkheim (2007), Marx (1997), Martins (1994), Weber (2006), Penna (2008), a partir dos quais será desenvolvido um material pedagógico de apoio ao ensino de Sociologia, com base na análise de letras de músicas.