1 - Conceito e processo histórico da literatura infantil. (13/10/2020 - 20/10/2020)

1.1. Aspectos teóricos da literatura infantil. 1.2. Visão histórica da literatura para criança.

   Um olhar sobre a história da literatura infantil   
  

https://www.youtube.com/watch?v=dvhw7Q6zzss&feature=youtu.be

  

A literatura infantil nos traz lições para toda vida. Ela funciona como uma ferramenta de leitura e um importante instrumento para nos auxiliar no nosso processo de amadurecimento. Neste vídeo trabalharemos o elementos do imaginário coletivo presente em obras de Charles Perrault, os irmãos Jakob e Wilhelm Grimm e Hans Christian Andersen. Selecionamos os elementos: conceitos, memória e ideologia

      
Inicia em 13/10/2020 às 19h 0 e finaliza em 15/10/2020 às 23h 59
  TOPICO 2 - a formacao do sujeito por intermedio da lit infantil.pdf   
MATERIAL DE ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA
  A FORMAÇÃO DO SUJEITO POR INTERMÉDIO DA LITERATURA INFANTIL   
MATERIAL DE ESTUDO PARA A PRÓXIMA AULA
2 A intervenção da literatura para crianças na constituição do sujeito (21/10/2020 - 27/10/2020)
2.1. A literatura e o leitor: os estágios psicológicos da criança: pré-leitor, leitor iniciante, leitor em processo, leitor fluente e leitor crítico. 2.2. Os pressupostos educativos contidos na literatura infantil. 2.3 O professor como contador de histórias.
      
Inicia em 02/11/2020 às 0h 0 e finaliza em 09/11/2020 às 23h 59
  

A importância da literatura na construção do sujeito | XI JPEI

  

Acompanhe a palestra A importância da literatura na construção do sujeito com Simone Monteiro, professora e assessora de Articulação Pedagógica na MultiRio. Com o tema Os desafios da Educação Infantil na contemporaneidade: sujeitos e interfaces, a XI Jornada Pedagógica da Educação Infantil tem o objetivo de discutir a importância da Educação Infantil no contexto educacional atual, pensando as crianças como sujeitos da aprendizagem

3 Realidade e fantasia no texto literário para criança. (28/10/2020 - 03/11/2020)
3.1. A ilustração do livro para crianças. 3.2. Gêneros literários: acalantos, músicas infantis, poesia, fábula, contos, lendas, parlendas, mitos, parábolas, paródia. 3.3. Histórias sem textos. 3.4 A fantasia como princípio educativo. 3.5 Autores brasileiros e de literaturas africanas de língua portuguesa do século XX e contemporâneos.
  

ilustrador de livros infantis Odilon Moraes

  

O Planeta ESPM teve a participação do ilustrador de livros infantis Odilon Moraes. No primeiro bloco ele falou do seu trabalho e inspirações, além de contar sobre as principais diferenças entre ilustrar para crianças e adultos. O programa é uma atividade do 3o semestre da disciplina Produção Jornalística e Edição em TV I, coordenada pela professora Egle Spinelli. Apresentação: Julia Salituro Produção: Catarina Bruggemann, Juliana Oliveira, Carol Ralston Direção: Mariana Nett

4 A literatura infantil nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil e nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental e na BNCC (04/11/2020 - 11/11/2020)
4.1. As relações entre a literatura para criança e a escola: a função pedagógica 4.2. A literatura infantil e a literatura escolar: arte, literatura, aprendizagem e ensino. 4.3 A organização do processo didático a partir da literatura infantil.
  

JORNADA PEDAGÓGICA - BNCC e leitura literária - Educação infantil

  

Jornada Pedagógica Companhia na Educação começa com a mesa "BNCC e leitura literária - educação infantil" com as formadoras do Instituto Avisa Lá.

  

CAFÉ LITERÁRIO #2 | Leitura literária na BNCC - Maria José Nóbrega e Denise Guilherme

  

 

Maria José Nóbrega e Denise Guilherme falam sobre a Leitura literária na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1 v3.29.560 03/05/2024 12:26