Projeto Político Pedagógico

O curso de Licenciatura em Geografia, embasado em seus princípios norteadores, pretende a formação de um profissional da educação que seja competente e atuante no processo de transformar os conhecimentos geográficos, historicamente produzidos, em saber escolar, relevante à formação intelectual dos alunos. O profissional formado no curso de Geografia da Unemat é preparado para desempenhar as funções docentes no ensino fundamental e no ensino médio da Educação Básica, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia, incluindo sua capacidade de dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico. A modalidade de formação escolhida, Licenciatura em Geografia, na categoria de ensino regular conforme apresentação curricular é que traduz a formação profissional pretendida que é educador. O curso também possibilita ao acadêmico preparação para seguir carreira acadêmica superior nos cursos de pós-graduação em Geografia e áreas afins.

O objetivo do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado de Mato Grosso é oferecer formação teórica, metodológica e prática que possibilite ao educador em Geografia o desempenho de sua habilitação na área da Educação Básica, bem como a atuação em atividades de ensino, pesquisa e extensão, e outras que exijam a formação em nível superior.

A ciência geográfica oferece práticas acadêmicas que permitem produzir conhecimento em geografia capaz de auxiliar a compreensão e a espacialização de elementos e processos naturais e humanos. ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – CONEPE Resolução nº 026/2012/CONEPE Página 8 de 101 Em suas relações dinâmicas, tal perspectiva visa contribuir para o desenvolvimento em termos de conservação ecológica, crescimento econômico e melhoria da qualidade de vida das populações, bem como a formação de profissionais habilitados para o ensino de Geografia na Educação Básica. Em se tratando do licenciado em Geografia, este deverá compreender a dinâmica dos processos e fenômenos responsáveis pela produção e organização socioespacial, por meio de uma visão global e crítica, atuando de forma criativa e eficiente na Educação Básica; além de exercer atividades de pesquisa no campo da ciência geográfica. O curso deverá possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências que fomentem continuamente a formação de educadores críticos, autônomos, que atuem eticamente enquanto agente mediador, capaz de elucidar e explicar a dinâmica do espaço, atento às transformações influenciadas pela tecnologia, pelo simultâneo processo de globalização que afeta o local e o cotidiano das pessoas. Dentre as competências e habilidades ressalta-se que esse profissional terá condições de:

a) Compreender as principais correntes teóricas e filosóficas do pensamento científico que influenciaram e marcaram a evolução da Geografia;

b) Conhecer o corpo conceitual e metodológico da Geografia como paisagem, lugar, região, espaço, território, escala, redes, meio técnico-científico-informacional, particularmente daquelas que envolvem a organização do espaço em todas as suas dimensões e perspectivas;

c) Perceber e refletir sobre as várias dimensões (econômica, social, territorial, cultural, política, física, ecológica) e escalas (global, nacional, regional e local) do espaço geográfico;

d) Interpretar as formas de organização do espaço geográfico de forma interdisciplinar a partir dos instrumentos conceituais e metodológicos da Geografia;

e) Apropriar-se das linguagens e representações conhecidas para intervenção no espaço geográfico.

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