Political-Pedagogic Project

Algumas competências que o curso prioriza desde o primeiro ano letivo, a partir da do seu projeto pedagógico, podem ser delineadas, como segue: Capacidade de se relacionar: ser capaz de estabelecer e gerir relacionamentos entre pessoas e áreas de conhecimento, e de trabalhar com equipes na busca de resultados organizacionais; Capacidade de liderança: ser capaz de estimular, orientar, conduzir e delegar poderes a pessoas para objetivos negociados; Iniciativa e postura pró-ativa: ser capaz de, sem orientação ou estruturação prévia, propor soluções ou empreender ações, no momento, e com condutas adequadas, antecipadamente; Flexibilidade: adaptabilidade para lidar com as mudanças rápidas no ambiente e nos processos; Criatividade: ser capaz de inventar e reinventar, de perceber, idealizar e propor soluções que conduzam à inovação; Persistência: ser capaz de perseverar em busca de metas e objetivos independentemente dos obstáculos que se apresentam; Capacidade de comunicação: capacidade de expressar-se com clareza e objetividade utilizando-se dos diversos meios disponíveis; ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – CONEPE Resolução nº 042/2013 – Ad Referendum do CONEPE Página 8 de 77 Raciocínio lógico, crítico e analítico: capacidade de estabelecer relações e conexões nos diferentes contextos organizacionais e societários; Prática da leitura: a leitura aprimora a escrita e a escrita é o meio de comunicação mais contundente que existe. Para o Curso de Administração da UNEMAT – CUTS a comunicação escrita e oral é postura para vencer as vicissitudes dos mercados, cada vez mais competitivos; Cada vez mais executivos estão sendo responsabilizados pelos resultados de suas empresas, a honestidade e a ética são cada vez mais exigidas, a responsabilidade social tem que transparecer nos balanços das empresas e até nas atitudes pessoais dos Administradores. O Curso de Administração da UNEMAT - CUTS busca concretizar, em todas as atividades executadas, tais princípios que devem ser lembrados em todos os momentos: na vida e na futura profissão de nossos alunos

O Artigo 2° da Lei 4769/65, que regulamentou a profissão, define campos que devem ser privativos do Administrador: Administração Financeira, Administração de Material, Administração Mercadológica, Administração da Produção, Administração e Seleção de Pessoal/Recursos Humanos, Orçamento, Organização e Métodos e Programas de Trabalho. Apesar de relacionados na lei, os campos citados acima oferecem uma grande disputa com profissionais não Administradores e mais uma vez, ressalta-se a necessidade dos profissionais terem sua formação acadêmica bem feita. O curso de graduação em Administração, segundo Parecer CES/CNE n. 134, deve possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades: Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, a tomada de decisão; ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – CONEPE Resolução nº 042/2013 – Ad Referendum do CONEPE Página 7 de 77 Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais e intergrupais; Refletir e atuar criticamente sobre a esfera de produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento; Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais; Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura à mudanças e das implicações éticas do seu exercício profissional; Desenvolver a capacidade de transmitir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável; Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; Desenvolver capacidade para atuar nas áreas de Administração Financeira e Orçamentária, Administração Estratégica, Administração de Materiais, Produção e Logística, Administração de Vendas e de Marketing, Administração de Recursos Humanos e Administração de Sistemas de Informação; Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Habilitar o profissional para trabalhar nas áreas sociais, econômicas e políticas aplicáveis às organizações regionais e nacionais; Promover de forma permanente a integração entre a organização e o meio ambiente, no bojo de processos de desenvolvimento sustentado do Estado de Mato Grosso e do país; Desenvolver habilidades de gerenciamento eficaz das pessoas nas diversas formas de organização, com ênfase na comunicação e no trabalho em equipe; Atuar orientado pela sistematização de processos de tomada de decisão, por meio da identificação e análise de problemas dentro de um enfoque estratégico e criativo, buscando o estabelecimento de prioridades; Liderar processos de criação e desenvolvimento de ações empreendedoras; Identificar e explorar oportunidades para o desenvolvimento de atividades inovadoras relacionadas com a profissão; ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – CONEPE Resolução nº 042/2013 – Ad Referendum do CONEPE Página 9 de 77 Formar profissionais com senso de cidadania ampliado pelo exercício acadêmico, voltando para reflexões críticas de natureza humana, cultural, social, ambiental e organizacional; Capacitar profissionais qualificados para criar, manter e melhorar os processos de gestão em organizações públicas e privadas (com e sem fins lucrativos) de forma sustentável; Buscar o autodesenvolvimento e a educação continuada, integrando teoria e prática

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