Political-Pedagogic Project

O egresso do Curso de Licenciatura em Letras deve apresentar competências e habilidades, exigidas na formação dos cursos de Graduação com Licenciatura, que resultam da diversidade de ações operadas durante o período em que o aluno tem contato com os recursos colocados a seu dispor. O Curso de Letras– tanto para o aluno que opta pela Habilitação em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola, quanto para aquele que opta pela Habilitação em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa – atua para o desenvolvimento de algumas competências e habilidades fundamentais no exercício do magistério para o ensino de língua materna, língua estrangeira e literaturas de Língua Portuguesa:  Gerais:  Ser capaz de analisar, descrever e explicar, diacrônica e sincronicamente, a estrutura e o funcionamento de uma língua, em seus componentes fonológico, gramatical e semântico.  Ser capaz de (re)conhecer as variedades linguísticas diatópicas, diacrônicas, diastráticas e diafásicas existentes.  Compreender o funcionamento da linguagem humana em suas dimensões psicológicas, históricas, políticas e ideológicas e, principalmente, o fato de que a mudança e a variação são inerentes a ela.  Analisar as condições de uso da linguagem, sendo capaz de descrever as coerções internas e a heterogeneidade constitutiva que produzem o sentido do texto, ou seja, sua estrutura e sua historicidade.  Compreender os processos de aquisição da linguagem e, por conseguinte, os problemas de ensino e ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Resolução nº 018/2018 – AD REFERENDUM DO CONEPE Página 7 de 61 aprendizagem da língua materna e de línguas estrangeiras.  Ser capaz de analisar, descrever, explicar e interpretar um texto literário levando em consideração os seus componentes formais (fonológicos, gramaticais, semânticos e genéricos), temáticos e conteudísticos.  Conhecer o processo de formação dos sistemas literários levando em consideração tanto a autonomia formal quanto as determinações histórico-sociais das obras literárias.  Ter domínio ativo e crítico de um repertório representativo de uma dada literatura (obras) e sua respectiva fortuna crítica (história, polêmicas).  Conhecer os mais relevantes trabalhos teóricos e críticos da literatura e ser capaz de desenvolver em relação a elas antes atitudes independentes que dogmáticas.  Adotar métodos apropriados para o trabalho com textos literários no ensino fundamental e médio.

 
 

O Curso de Licenciatura em Letras confere Habilitação em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola ou Habilitação em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. O egresso do curso está habilitado para atuar na docência das séries finais do Ensino Fundamental e em todas as séries ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Resolução nº 018/2018 – AD REFERENDUM DO CONEPE Página 6 de 61 do Ensino Médio, ministrando aulas de Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa e aulas de Espanhol ou Inglês, conforme sua habilitação. A versatilidade das habilitações amplia as chances de inserção no mercado de trabalho ligado ao ensino que, desde que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 obriga o ensino de uma língua estrangeira. Além da docência, o profissional de Letras também pode atuar em outras atividades como revisão de meios impressos (jornais, revistas, livros, blogs e outros), assessoria cultural, produção de resenhas jornalísticas na seção de cultura, pesquisador em diversas áreas ligadas às manifestações socioculturais, tanto na área da Língua/Linguística, quanto na área da Literatura. A progressão dos estudos em um programa de Pós-Graduação pode encaminhar esse profissional para a docência no Ensino Superior.

 
 

O egresso do Curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola ou com Habilitação em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa deve, ao final do curso:  Específicas:  Compreender a Língua Inglesa ou Língua Espanhola como expressão sociocultural de vários povos.  Dominar as quatro habilidades linguísticas – ouvir, falar, ler, escrever – para o desenvolvimento da prática do ensino em nível fundamental e médio.  Reconhecer a Língua Inglesa ou Língua Espanhola como meio de comunicação entre comunidades linguísticas distintas.  Descrever e justificar as peculiaridades fonológicas, morfológicas, sintáticas e semânticas da Língua Inglesa ou Língua Espanhola.  Conhecer as obras literárias mais importantes em Língua Inglesa ou em Língua Espanhola.  Dominar os conteúdos básicos que fazem parte do processo ensino-aprendizagem de língua materna e língua estrangeira no Ensino Fundamental e Médio.  Dominar concepções metodológicas e técnicas pedagógicas que permitam à docência em diferentes níveis de ensino. Ao longo do exercício do magistério, essas habilidades e capacidades se aprimoram visto que grande parte do processo ensino-aprendizagem só pode ser pleno quando vivenciado de fato e em constante interação com as teorias. A dialética do ensino se faz, então, por meio de um agir consciente e pró-ativo.

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 
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