O objetivo do Curso de Letras é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. Independentemente da modalidade escolhida, o profissional em Letras deve ter domínio do uso da língua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.
A análise sobre o mundo do trabalho atual e do horizonte político e social do país aponta para a criação de espaços que demandam profissionais, cuja formação resulta de diferentes áreas do saber e de distintas modalidades de formação. No que concerne à área de Letras, o licenciado está apto para atuar em diferentes espaços institucionais da sociedade, tais como: a) professor da Educação Básica (pública e privada) na área de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura; b) professor do Ensino Superior (público e privado) nos cursos presenciais e a distância; c) pesquisador da área da linguagem; Os alunos licenciados em Letras podem, ainda, exercer as seguintes atividades profissionais: a) crítico literário; b) intérprete de Língua Inglesa; c) revisor de textos (físicos e eletrônicos); d) roteirista; e) resenhista; f) agente literário; g) assessor cultural; h) consultor de línguas para os mais diferentes fins (público e privado); i) elaborador de projetos educacionais; j) legendas; k) dublagens de filmes; l) programas de televisão, entre outros.
Habilidades e Competências O graduado em Letras deverá ser identificado por múltiplas competências e habilidades teóricas e práticas adquiridas durante sua formação acadêmica como também em suas atitudes, independentemente dos espaços que ocupe na sociedade. a) Competência profissional O Curso de Letras, alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e Médio, pretende que o aluno adquira, em sua formação, as seguintes competências: comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática; compreensão do papel social da escola; domínio dos conteúdos a serem socializados, aos seus significados em diferentes contextos e sua articulação interdisciplinar; domínio do conhecimento pedagógico; conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica; gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional; capacidade de síntese, de análise e de crítica. capacidade de resolução de problemas em contextos novos; autonomia intelectual para buscar e construir os conhecimentos e as práticas; capacidade de compreensão da atuação profissional a partir de uma visão ampla dos processos históricos e sociais; capacidade de organizar e estimular situações de aprendizagem;
capacidade de gerar a progressão das aprendizagens; capacidade de envolver os alunos em suas aprendizagens e no trabalho; capacidade de trabalhar em equipe; interesse em participar da gestão da escola; capacidade para fazer uso das novas tecnologias; capacidade enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão; capacidade de gerar sua própria formação continuada; capacidade para orientar o processo da aprendizagem dos alunos; capacidade para atuar nas modalidades a distância e semipresencial de ensino mediado por tecnologias.
Habilidade profissional O graduado do Curso de Letras, ao final do curso, deve ter desenvolvido as seguintes habilidades específicas da área: domínio do uso da língua portuguesa em sua variedade padrão, bem como compreensão crítica das variedades linguísticas, nas suas manifestações oral e escrita, nas perspectivas sincrônica e diacrônica; compreensão crítica das condições de uso da linguagem, das restrições internas e externas das atividades discursivas, de seu uso e adequação em diferentes situações de comunicação, da capacidade de reflexão sobre a linguagem como um fenômeno semiológico, psicológico, social, político e histórico; compreensão sobre o papel das tecnologias na sociedade contemporânea e seus efeitos sobre a linguagem; domínio de línguas estrangeiras em suas diferentes modalidades, oral e escrita, nos registros formal e informal; domínio teórico e crítico dos componentes fonológico, morfossintático, lexical e semântico de uma língua; domínio de diferentes abordagens gramaticais; compreensão do processo de aquisição da linguagem de modo a promover uma melhor compreensão dos problemas de ensino e aprendizagem da língua materna e de línguas estrangeiras; domínio crítico de um repertório representativo de literaturas, brasileira e estrangeira; visão crítica e atualizada das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias; preparação profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho, incluindo a utilização dos recursos da informática; consciência dos diferentes contextos culturais e interculturais e sua influência no funcionamento da linguagem, bem como para o ensino de competências linguísticas; domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio; domínio das abordagens, métodos e técnicas pedagógicas que favoreçam a construção de conhecimentos para os diferentes níveis de ensino
O presente PPC tem sua configuração orientada pela indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O processo de ensino e de aprendizagem tem a pesquisa como uma das suas bases, uma vez que ensinar requer dispor de conhecimentos, refletir criticamente sobre eles e mobilizá-los para a ação. Mais do que identificar os conhecimentos existentes, o que seria simples tarefa de reconhecimento, é preciso compreender o processo de construção do conhecimento, seus fundamentos históricos, sociais e epistemológicos. O processo de ensino-aprendizagem deve ser orientado por um princípio metodológico geral, que pode ser traduzido pela ação-reflexão-ação e que aponta a resolução de situações problema como uma das estratégias didáticas privilegiadas. Nesse sentido, e em harmonia com as Diretrizes Nacionais, a dimensão da pesquisa não deve constituir apenas um espaço de ação institucional, mas uma prática constante e inerente ao próprio processo de ensinar e de aprender, perpassando todos os momentos da formação. Deve estar presente na extensão, através das ações reflexivas sobre cada atividade; deve estar presente na sala de aula, nas práticas reflexivas sobre os conhecimentos, no processo de avaliação formativa, como o momento de desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de resolução de problemas. Entende-se, portanto, a pesquisa, como uma dimensão constitutiva da formação. Institucionalmente, a pesquisa tem seus lugares específicos de inscrição e de organização, quando são reunidas em projetos pontuais, com objetos pré-definidos e sob orientação docente, tais como os programas de iniciação científica, de iniciação à extensão e iniciação à docência.
Integração com a Pós-graduação A graduação e a pós-graduação são âmbitos específicos do ensino superior, devendo cumprir finalidades próprias e complementares. Como afirma, de modo peremptório, o Plano Nacional de Educação (PNE): Nenhum país pode aspirar a ser desenvolvido e independente sem um forte sistema de educação superior. Num mundo em que o conhecimento sobrepuja os recursos materiais como fator de desenvolvimento humano, a importância da educação superior e de suas instituições é cada vez maior. Nessa direção, a articulação do Curso de Letras com os programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) na área da Linguística e da Literatura, através das Linhas de Pesquisa destes programas, configura em um dos grandes objetivos do Curso para a qualificação dos seus egressos. Para tanto, as práticas de pesquisa realizadas através da produção de TCC e da Iniciação Científica são cruciais para a consolidação de um projeto institucional que possibilite ao aluno sua continuidade de estudo, desde a graduação à pós-graduação. Constituem-se as Linhas de Pesquisa dos três programas de mestrados que nortearão, por seu turno, as Linhas de Pesquisa do Curso de Letras: a) Linhas de Pesquisa do PPG em Linguística: Linha 1: Descrição e análise de línguas, instituição e ensino. Linha 2: Estudos e análise dos processos discursivos e semânticos. b) Linhas de Pesquisa do PPG em Literatura: Linha 1: Literatura, história e memória cultural. Linha 2: Literatura e vida social em países de língua portuguesa. Linha 3: Literatura, Leitura e Ensino. c) Linha de Pesquisa do ProfLetras: . Linha 1: Estudos da Linguagem e Práticas Sociais.
ca de ensino da Unemat, o presente PPC se organiza a partir de três núcleos: o de formação geral/humanística, o da formação específica, e o de estudos complementares/integradores. Em cumprimento da Resolução 02/2019CNE, o ensino é pensado como relação na qual a prática tem papel fundamental.
A formação do professor da Educação Básica é a proposta pedagógica basilar do Curso de Letras que, desde a sua fundação, constitui a sua principal vocação. Nesse sentido, a proposta pedagógica do Curso foi construída de acordo com as novas Diretrizes Curriculares do Curso de Letras e os referenciais oficiais para a Educação Básica, tanto do Ministério da Educação como da Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso. As práticas docentes e suas interfaces com a pesquisa e a extensão na formação dos profissionais do Curso se articulam com base nos seguintes eixos disciplinares, seus objetivos e definições:
Na década de 1990, os sistemas de avaliação de monitoramento de grande alcance foram implantados de forma contínua e integrada ao planejamento e financiamento das reformas educacionais pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP. Em 1990, foi realizado pela primeira vez o levantamento do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o qual coleta dados que permitem a avaliação de conhecimentos e habilidades dos alunos em diferentes séries e áreas curriculares e a identificação de fatores relacionados à organização e funcionamento da escola, aos professores e diretores, à prática pedagógica e aos alunos, que, acredita-se, influenciam na qualidade do ensino ministrado. O MEC implantou outros sistemas de avaliação, além do Saeb, como o Exame Nacional dos Cursos, conhecido como “provão”, no nível do ensino superior, iniciado em 1996, reestruturado agora no ENADE, e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essas provas contribuem para a avaliação do curso e, consequentemente, para eventuais ajustes e melhorias. A avaliação educacional externa feita pelo INEP já assume um lugar de destaque na agenda das políticas públicas de educação no Brasil, sendo, para a Faculdade de Educação e Linguagem, um mecanismo importante de avaliação externa. Juntamente com as outras avaliações, contribuirá para um conhecimento mais objetivo dos resultados dos processos educacionais. Há, portanto, convergência em torno da importância estratégica de se avaliarem com profundidade os níveis de qualidade do curso, contribuindo para o seu desenvolvimento
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