Political-Pedagogic Project

O fundamento profissionalizante do egresso visa à superação das limitações pela
implantação de uma nova orientação, a partir de uma abordagem da visão sistêmica, podendo
assim formar profissionais autônomos, capazes de aprender, de serem criativos e
empreendedores.
Que os profissionais formados sejam capazes de aplicar conhecimentos às situações e
problemas reais, através de uma permanente interação com os setores agropecuários, visando
alcançar formas de participação no diagnóstico e superação de problemas e desafios. Conduzir
pesquisas, gerando e adaptando técnicas e tecnologias agropecuárias que visem otimizar a
autonomia e a eficiência dos agroecossistemas, por meio de processos e insumos sustentáveis
para o ambiente natural e viável para a economia da região e do Estado.
As disciplinas caracterizadas como sendo do núcleo de conteúdos profissionais e
específicas vão capacitar o profissional a atender às peculiaridades locais e regionais e darão
uma identidade própria ao projeto institucional.

Áreas de atuação do egresso


A Agronomia possui um mercado de trabalho bastante amplo quando comparado às
demais engenharias, sendo que as atividades profissionais do Engenheiro Agrônomo são
desenvolvidas em diversos campos, tais como:
1. Associações de produtores e produtos agrícolas;
2. Cooperativas agrícolas;
3. Empresas de armazenamento e silagem de grãos;
4. Empresas de construção rural;
5. Empresas de consultoria e projetos;
6. Empresas de gestão e avaliação de impactos ambientais;
7. Empresas de medição topográfica e cartográfica;
8. Empresas de planejamento agropecuário;
9. Empresas de produção agrária;
10. Empresas de produção agropecuárias;
11. Empresas de produção e comercialização de equipamentos do meio rural;
12. Empresas de produção e comercialização de máquinas e implementos agrícolas;
13. Empresas de tratamento de resíduos e saneamento ambiental;
14. Instituições de desenvolvimento e extensão agropecuária;
15. Instituições de pesquisa agropecuária e desenvolvimento tecnológico;

16. Laboratórios de análises agrícolas;
17. Magistério superior e técnico de nível médio;
18. Órgãos de Governo de âmbito Federal, Estadual e Municipal;
19. Parques e reservas florestais.
As atividades do Engenheiro Agrônomo são reguladas pelo Conselho Federal de
Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), conforme Resolução n° 06 de 11 de abril de
1984 e parecer do Conselho Federal de Engenharia n° 01/84 e também das Diretrizes
Curriculares dos cursos de Agronomia – julho de 1998 – CONFEA.

Habilidades e Competências


As principais habilidades e Competências são:
a) Atuar com ética profissional;
b) Ser criativo e pró ativo na resolução de problemas;
c) Capacidade de adaptar-se à diferentes regiões e sistemas de produção e transformar
os recursos locais em benefícios;
d) Conhecer e inferir questões sociais, políticas, econômicas e ambientais da realidade
regional, nacional e mundial no âmbito do exercício profissional;
e) Propor soluções técnicas adequadas a cada realidade socioeconômica e ambiental;
f) Diagnosticar problemas e potencialidades de uma unidade de produção rural e
agroindustrial;
g) Elaborar, executar e gerenciar projetos agropecuários;
h) Prover o manejo adequado, a maximização e a sustentabilidade aos sistemas de
produção agrícola;
i) Atuar como gerador e difusor de informações e novas tecnologias, alicerçadas na
pesquisa científica;
j) Realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com
condutas, atitudes e responsabilidade técnica, social e ambiental, promovendo a conservação
e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e
sustentáveis;
l) Exercer atividades de docência, pesquisa e extensão;
M) Desenvolver a habilidade de expressão oral e escrita.

A indissociabilidade na relação ensino, pesquisa e extensão está prevista no Artigo 207 da
Constituição Federal promulgada em 1988. No curso de Bacharelado em Agronomia do Câmpus
de Colíder, o ensino, momento que marca a transmissão do conhecimento realizada pelos
docentes, é realizado por meio da oferta de 60 disciplinas, ministradas por professores e
professoras qualificados (as), que buscam desenvolver nos acadêmicos novos conceitos.
A fase de pesquisa, que possibilita aplicar os novos conceitos construídos na fase do
ensino, é desenvolvida nos laboratórios da UNEMAT, entre eles os laboratórios (Laboratório de
Geoprocessamento/Topografia, Laboratório de Solos, Laboratório de Biologia), assim como na
realização de experimentos e junto aos agricultores e agricultoras, empresas, organizações
governamentais e não governamentais localizadas em Colíder e Região.
Por sua vez, a extensão possibilita a aplicação do novo conhecimento, retroalimentando
ensino e pesquisa voltados às necessidades e demandas da sociedade. As atividades de
extensão são desenvolvidas por meio de inúmeras ações, inseridas nos mais diversos projetos
institucionalizados junto a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), coordenados por docentes
com a participação de pesquisadores, técnicos, discentes e comunidade externa.

Por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a UNEMAT busca desenvolver
nos acadêmicos do Curso de Bacharelado em Agronomia habilidades profissionais, de modo a
promover uma visão crítica sobre problemas da sociedade, buscando conscientizar os futuros
profissionais sobre as necessidades do ser humano, da comunidade em que está inserido e do
meio ambiente, interagindo e transformando a realidade social.
E esse processo de aprendizado ocorrerá através do desenvolvimento de projetos inter e
multidisciplinares de pesquisa e extensão elaborados e conduzidos por docentes, acadêmicos e
técnicos administrativos com o intuito de contribuir dialogicamente na transformação da
sociedade. São exemplos de atividades de extensão desenvolvidas pelo Câmpus de Colíder os
cursos, seminários, bem como os projetos de educação ambiental e ações desenvolvidas
diretamente com agricultores familiares e instituições filantrópicas e educacionais no município de
Colíder e região. Resultados destes, são o projeto de extensão Viveiro Florestal, com distribuição
de aproximadamente 20 mil mudas para reflorestamento de nascentes, o projeto de extensão
Compostagem, com sua expansão para as escolas de ensino fundamental, o projeto de extensão
Banco de Sementes, com distribuição de sementes para a comunidade.

Formação teórica articulada com a prática
A relação, entre a teoria e aula de campo ou laboratório como prática no componente
curricular tem a finalidade de fortalecer o conjunto de elementos norteadores da aquisição de
conhecimentos e habilidades, necessários à concepção e a prática da profissão, tornando o
profissional eclético, crítico e criativo para a solução das diversas situações requeridas em seu
campo de atuação.
A dinâmica de oferta de aulas práticas de campo e laboratório para cada disciplina da
matriz curricular deverá estar contemplada em cada plano das disciplinas, sendo estas de
responsabilidade do professor das mesmas e com o acompanhamento do setor pedagógico.
Considerando a formação do Engenheiro Agrônomo e a necessidade de saber fazer para melhor
atender os objetivos que o perfil profissional requer, faz-se necessário o planejamento de
atividades práticas que contemplem a maior carga horária possível de cada disciplina do curso
segundo suas características. A estrutura existente da instituição possibilitará por meio de seus
laboratórios didáticos, de pesquisa e de produção, a execução das atividades práticas previstas
no plano de ensino, bem como o setor de transporte e a administração dará condições para a ida
a aulas de campo.
A articulação entre teoria e prática também será realizada nas atividades de extensão
obrigatórias a partir da Resolução nº 007/2018 do Conselho Nacional de Educação e
regulamentada pela Resolução institucional nº 011/2020, que dispõe e regulamenta sobre a
obrigatoriedade da inclusão da creditação da Extensão nos Cursos de Graduação da
Universidade do Estado de Mato Grosso. Destaca-se que as disciplinas do curso apresentam
Plano de Ensino entregue pelos professores todo semestre, em que constam informações sobre
como serão realizados os créditos teóricos e práticos, cabendo ressaltar que esses planos de
ensino são avaliados e aprovados pelo coordenador de curso

Núcleos de Formação
O curso de Agronomia, está dividido em Unidades Curriculares, uma vez que versa sobre
formação geral e humanística (UC1), também trata da formação específica/professional (UC2),
outra que trata dos estudos complementares/integradora (UC3) e outra de livre escolha (UC4);
● UC I: Créditos obrigatórios de formação geral/humanística, engloba o conjunto de
conteúdos básicos;
● UC II: Créditos obrigatórios de formação específica de cada curso, pode abarcar o
conjunto de conteúdos específicos e profissionais;
● UC III: Créditos obrigatórios de formação complementar/integradora,
● UC IV: Créditos de Livre Escolha.
A UC I corresponde aos estudos/conteúdos de formação geral oriundos de diferentes
áreas de conhecimento, aos conteúdos das áreas específicas e interdisciplinares, seus
fundamentos e metodologias. Poderá incluir conteúdos antropológicos, sociológicos, filosóficos,
psicológicos, éticos, políticos, comportamentais, econômicos, de direitos humanos, cidadania,
educação ambiental, dentre outras problemáticas centrais da sociedade contemporânea.
A UC II compreende não só os conteúdos específicos e profissionais das áreas de atuação
de cada curso, mas também os objetos de conhecimento e as atividades necessárias para o
desenvolvimento das competências e habilidades de formação geral do aluno.
A UC III compreende estudos integradores para o enriquecimento curricular.
A UC IV contempla o núcleo de estudos entendidos como de livre escolha do acadêmico,
com o objetivo de ampliar a sua formação, complementando, além de destacar as suas 

habilidades e competências. Nessa unidade os créditos serão de livre escolha do aluno e deverão
ser realizados em outros cursos tanto da Unemat quanto de qualquer outra instituição de ensino
superior.

Quadro 1 - Unidades Curriculares (UC) ou eixos formativos do Curso de Bacharelado em Agronomia da
UNEMAT, Colíder.
Unidade Curricular (UC) Descrição Carga horária Créditos
UC I Núcleo de Formação Geral e Humanística 750 50
UC II Núcleo de Formação Específico 1950 130
UC III
Núcleo de Formação
Complementar/Integradora
810 54
UC IV Formação de Livre Escolha 180 12
Total 3.690 24

O processo avaliativo segue a Resolução nº 054/2011 – CONEPE que institui a
Normatização Acadêmica da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.
A avaliação do desempenho acadêmico será por nota e entendida como um
processo contínuo, cumulativo, descritivo e compreensivo, que busca explicar e
compreender criticamente os resultados de desempenho do acadêmico.
O registro no diário do professor, referente ao desempenho acadêmico na
graduação, deverá ser por notas. A avaliação do desempenho acadêmico será feita por
disciplina, por meio de acompanhamento contínuo do discente e dos resultados por ele
obtidos nos exercícios, provas, seminários, atividades acadêmicas e exame final.
Ao final de cada período letivo do curso de graduação será atribuída ao discente,
em cada disciplina regularmente cursada, uma nota final (média semestral), resultante da
média aritmética de, no mínimo, 3 (três) avaliações semestrais, realizadas durante o
semestre letivo.
A avaliação qualitativa dos créditos atribuídos ao discente do curso regular de
graduação pelo professor, a cada verificação de aprendizagem, bem como à prova final,
será feita por meio de notas variáveis de 0,00 (zero) a 10,00 (dez).

Será considerado aprovado na disciplina, o discente que obtiver nota igual ou
superior a 7,00 (sete) na média aritmética. O discente que obtiver média semestral inferior

a 7,00 (sete), porém não inferior a 5,00 (cinco), será submetido a uma prova de exame
final em cada disciplina.
A prova de exame final aplicada ao discente do curso de graduação, ao final do
período letivo, visa à avaliação da capacidade mínima da disciplina e consta de uma única
prova escrita, que será arquivada na pasta do discente junto às Secretaria de Apoio
Acadêmico.
A disciplina de Trabalho de Conclusão do Curso - TCC, componente da Matriz
Curricular dos cursos, será avaliada conforme os indicadores prescritos em Resolução
própria aprovada pelo CONEPE.

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