Presentación

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A proposta do curso é formar professor de Matemática que possa dialogar com as várias áreas de conhecimentos. Nessa perspectiva, espera-se que o futuro professor trabalhará primordialmente com conteúdos relacionados com a área específica da Matemática, Educação e Educação Matemática (contempladas nas disciplinas da dimensão prática do curso). Em linhas gerais, a presente proposta pedagógica pretende oferecer condições que o futuro professor de matemática possa articular as diferentes áreas de saberes elencadas acima de maneira a proporcionar uma formação mais ampla no que diz respeito a dimensão do conhecimento.

Neste Curso de Licenciatura em Matemática as atividades de investigação devem constituir foco prioritário no desenvolvimento curricular. Os professores formados deverão ter competência para formular questões que estimulem a reflexão, sensibilidade para apreciar a originalidade e a diversidade na elaboração de hipóteses e de propostas de solução dos problemas pelos alunos; deverão ser criativos no oferecimento de ambientes e situações de aprendizagem que ocorrem nas aulas de Matemática. Além disso, deverão ser capazes de investigar, em bases científicas, tanto o processo de ensinar como o de aprender. Ensinar requer tanto dispor de conhecimentos e saber mobilizá-los para a ação, como também compreender o processo de construção do conhecimento.

Embora seja a função principal, a docência não é a única incumbência do professor. As incumbências do futuro professor para atuar nas séries finais do Ensino Fundamental e em todo o Ensino Médio, definidas no art. 13 da LDB, extrapolam a docência. Dessa forma, espera-se que o 10 profissional formado pelo Curso de Licenciatura em Matemática adquira as seguintes competências e saberes:

1. Postura profissional inovadora e coerente com os valores e o desenvolvimento científico e tecnológico da sociedade;

2. Competência em matemática, e em conteúdos pedagógicos;

3. Condições de ingressar em mestrados de Matemática;

4. Ter conhecimento dos vários tipos de escolas que existem no País, ou seja: escola pública, escola privada, escola do meio rural, escola de periferia, escola de suplência, etc.;

5. Perceber a dimensão sociopolítica de seu papel como professor-educador;

6. Ser competente para entender e contemplar a diversidade de alunos, professores, escolas e contextos socioeconômicos, políticos culturais;

7. Atuar no processo de ensino-aprendizagem da Matemática utilizando-se da interdisciplinaridade e da transversalidade.

8. Capacidade de articular as atividades de ensino e pesquisa com as problemáticas sociais, pautando sua conduta profissional em critérios humanísticos e éticos;

9. Capacidade de adotar metodologias adequadas às especificidades da área de Ciências e das características e necessidades dos alunos;

10. Capacidade de vincular teoria e prática no cotidiano das situações didáticas.

Coordinación del programa: KILWANGY KYA KAPITANGO A SAMBA

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Título Profesional: LICENCIADO EM MATEMÁTICA Área de Conocimiento CNPQ: Ciências Exatas e da Terra Convenio Académico: CONTÍNUA Modalidade de Curso: Presencial
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