Banca de DEFESA: LUCIANA SIANI DOS SANTOS DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA SIANI DOS SANTOS DE ALMEIDA
DATA : 13/05/2024
HORA: 09:00
LOCAL: UNEMAT, unidade em Cáceres, por link do meet.
TÍTULO:

A LEITURA NA PERSPECTIVA DISCURSIVA:O uso do podcast em sala de aula


PALAVRAS-CHAVES:

podcast; leitura; ensino de língua; gesto de autoria


PÁGINAS: 40
RESUMO:

Esta dissertação resulta de uma proposta interventiva que foi desenvolvida com os alunos do 7º ano do ensino fundamental da Escola Miguel Barbosa, no município de São José dos Quatro Marcos-MT, no ano de 2023, e tem por objetivo trabalhar o processo de constituição, formulação e circulação do podcast, a fim de mobilizar o podcast discursivamente para promover a autoria dos alunos por meio das atividades de leitura e escrita. O trabalho faz parte do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), em Cáceres-MT, e fundamenta-se na perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso (AD) de linha francesa, iniciada por Michel Pêcheux e trazida para o Brasil por Eni Orlandi. Na fase inicial do trabalho, daremos enfoque no podcast e suas especificidades, pesquisas sobre a historicidade dos podcasts e seleção de materiais. Para o segundo momento, nosso objetivo foi aprofundar a análise do processo de formulação dos podcasts através da leitura dos efeitos de sentido do verbal e do não verbal. Posteriormente, trabalhamos com atividades de leitura e escrita do podcast, sustentadas pelas noções da AD, levando-se em conta as especificidades dessa composição áudio sonora. Nesta etapa, usamos exercícios de paráfrase (diferentes formulações do mesmo) e polissemia (diferentes movimentos de sentido no objeto simbólico), a partir da releitura de podcasts e suas diferentes materialidades significantes. Nosso objetivo é observar, através de gestos de leitura realizados pelos alunos, a partir de outras materialidades, como as diferentes linguagens em circulação, e em funcionamento, movem sentidos de paráfrase e polissemia no efeito de reinterpretação, pois o sentido se produz diferentemente nas diferentes materialidades significantes em funcionamento em um texto e o sujeito se relaciona diferentemente com as diferentes materialidades de leitura/escrita Na penúltima etapa, foram produzidas oficinas de linguagem áudio sonora, produção de áudio, editoração, trilha sonora. Os alunos fizeram pesquisas em sites para definição do slogan e da vinheta que utilizariam na construção dos podcasts e escrita dos roteiros, bem como a circulação do podcast. Por fim, foram organizadas em duas oficinas: ajustes e orientações complementares, definição da vinheta, pesquisas de algumas plataformas como: Google Podcast e Spreaker Studio, ainda, noções elementares para elaboração dos podcasts, nome do podcast e/ou outros elementos e conferência e editoração. Montamos uma descrição dos episódios elaborados por eles, afim de que, através dessa materialidade, os trabalhos também possam ser divulgados na escola e aos pais, através do Instagram da escola, no horário do intervalo da escola, através da rádio escolar. O acesso ao produto final desse projeto ficará no Instagram da escola e, quiçá, no YouTube. Esperávamos que o trabalho de intervenção desenvolvido possibilitasse aos alunos saírem de uma posição de sujeito passivo e passem a de sujeitos críticos (INDURSKY, 2016).  Além disso, que sejam capazes de se posicionarem diante das situações que necessitem atitudes reflexivas e questionadoras da ordem estabilizada, por trabalhar com o texto sonoro, neste caso, podcast, e as diversas materialidades significantes, pois acreditamos que oportunizar a leitura e a produção de textos de diferentes materialidades simbólicas fará da sala de aula um local propício ao questionamento dos sentidos estabilizados na nossa sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83191001 - NILCE MARIA DA SILVA
Interna - 132232001 - MARISTELA CURY SARIAN
Externo à Instituição - GUILHERME ADORNO DE OLIVEIRA - UEM
Notícia cadastrada em: 29/04/2024 13:40
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