Banca de QUALIFICAÇÃO: VALÉRIA DE SOUZA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALÉRIA DE SOUZA SILVA
DATA : 08/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Mestrado de Educação
TÍTULO:

Educação de Jovens e Adultos - EJA na Escola Estadual Madre Cristina: Práticas Pedagógicas e Processo de Auto-organização Associativa.


PALAVRAS-CHAVES:

EJA, Práticas Pedagógicas, Auto-Organização Associativa, Produção Social do Conhecimento.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

O presente estudo é resultado da pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso, na linha de pesquisa: Educação e Diversidade, tem como temática “Educação de Jovens e Adultos - EJA na Escola Estadual Madre Cristina: Práticas Pedagógicas e Processo de Auto-organização Associativa”. A Escola tem sede no Assentamento Roseli Nunes, e salas anexas da EJA nos assentamentos Margarida Alves e Silvio Rodrigues, ambos no município de Mirassol do Oeste. Teve como objetivo: compreender como as práticas pedagógicas realizadas nas turmas da EJA campo da Escola Estadual Madre Cristina contribuem na formação como meios educativos para o processo de auto-organização associativa, buscando responder à questão investigada nesta pesquisa: como as práticas pedagógicas da Escola Estadual Madre Cristina se realizam nas turmas da EJA nos Assentamentos Roseli Nunes e Silvio Rodrigues para garantir o direito a escolarização dos jovens e adultos camponeses no processo de auto-organização associativa? A realização deste estudo embasou-se nos seguintes autores: Andaloussi (2004), Araújo (2012), Caldart (2012), Freire (2014; 2019), Gamboa (1988), Gaditt (2018) Ianni (1984), Leite (2013), Machado (2010), Manacorda (1991), Marx (2008), MST (1994; 1999; 2017), Sá, Molina (2012), Teixeira (2007), Thiollent (2002; 2019), Tiriba (2006; 2012), Vázquez (2007), Zart (2012; 2013). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com uma perspectiva epistemológica da pesquisa-ação-participante visando a transformação do conhecimento sistematizado a partir da realidade e da produção social do conhecimento dos sujeitos da pesquisa. Foram realizados círculos de conversas online pelo aplicativo goole meet, aplicação de questionários e entrevistas online e presencial com as devidas regras de distanciamento, com utilização de máscaras e álcool em gel, para coletar os dados, analisados em processos temáticos históricos e dialéticos que relacionam as partes ao todo para compreender as múltiplas determinações do objeto da pesquisa. Os dados produzidos foram codificados e interpretados conforme os eixos temáticos fundamentados nas percepções de mundo apreendidos nos círculos de conversas, nos questionários e nas entrevistas. Na análise constatou-se que a partir do movimento social MST houve uma transformação na realidade de cada pessoa e coletivamente, a luta pela terra possibilitou mais do que a terra e a moradia, possibilitou a produção social do conhecimento, o conhecimento das letras e do mundo. A análise mostrou que mesmo assentados as pessoas estão em movimento, a escola está em movimento lutando em defesa da terra e do território que ainda está em disputa com o capital, sofrendo ameaças do agronegócio, dos agrotóxicos, da mineração etc. Percebemos uma forte relação entre as pessoas e a escola, a valorização da escola do campo onde aprenderam a ler, a escrever e a se organizar. Vemos os valores humanos presentes como solidariedade, a cooperação, o trabalho associado buscando a produção de alimentos saudáveis, sendo esta uma forma de organização e resistência às ameaças externas aos processos políticos de auto-organização. Conclui-se que os atores que participaram da pesquisa têm uma identidade coletiva “Sem Terra” e estão em movimento lutando pela educação do campo, pela EJA, pela organização dos/as camponeses/as, pela agroecologia, pela reforma agrária popular, pela água, pela vida, e assim ter uma sociedade mais justa e solidária.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83269001 - LAUDEMIR LUIZ ZART
Interno - 38925002 - ALCEU ZOIA
Interno - 82415001 - LORIEGE PESSOA BITENCOURT
Externo à Instituição - CLARICE APARECIDA DOS SANTOS - UnB
Externo à Instituição - MARIA NALVA RODRIGUES DE ARAUJO BOGO - UNEB
Notícia cadastrada em: 07/10/2021 16:18
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