Banca de QUALIFICAÇÃO: ESTÊVÃO BARBOSA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ESTÊVÃO BARBOSA DOS SANTOS
DATA : 25/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Universidade do Estado de Mato Grosso - Banca virtual - Unidade Regionalizada Cáceres- Virtualo
TÍTULO:

OS SABERES DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ESCOLAR: A PRÁXIS DO EDUCADOR EM CENA PELA HISTÓRIA DE VIDA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO


PALAVRAS-CHAVES:

Saberes de experiência. Práxis. Educação Inclusiva. Atendimento Educacional Especializado. 


PÁGINAS: 113
RESUMO:

Os saberes de experiências construídas ao longo da vida escolar são fundantes para a práxis do educador. Assim, neste estudo investigamos as relações, os processos e os movimentos que qualificam a práxis do educador no Atendimento Educacional Especializado (AEE) na especificidade das mediações que a historicidade produz na construção dos saberes de experiência. Dessa construção, nosso objeto de pesquisa consiste em apreender os saberes da experiência e as formações teórico-práticas, tanto inicial quanto continuada, situando esses dois movimentos do trabalho docente do professor no AEE na pluralidade e diversidade de estudantes do AEE. Para a pesquisa, lançamos mão, prioritariamente, da História de Vida, valendo-nos de técnicas de entrevistas para mergulhar nessas mediações. Também recorremos a técnica de coleta de dados de questionários para situar a forma que se revela e organiza os sujeitos de pesquisa, situando no entrecruzamento de análise documental. Participaram das entrevistas seis professoras que atuam em escolas públicas de Sinop. Quanto as categorias organizadoras de análises, orientamo-nos por constructos teóricos de Mendes e Vilaronga (2014), Piccolo (2022), Nóvoa (1992), Libâneo (2016), Freire (1996), Marx (1989) e Kuenzer (2002). Para a proposta do produto educacional, ainda em fase de construção, propomos um guia pedagógico dos saberes organizadores da práxis educativa dos professores de AEE, com a finalidade de fomentar os lugares de historicidades que atuam e medeiam os processos educativos dos professores especialistas. Consideramos que é essencial reconstruir os saberes da docência para prática inclusiva na educação, valorizando a história de vida dos professores no Atendimento Educacional Especializado, considerando o estágio do capitalismo flexível excludente sob seu modelo neoliberal.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 68840001 - MARION MACHADO CUNHA
Interno - 253581001 - SUMAYA FERREIRA GUEDES
Externo à Instituição - PAOLA CARDOSO PURIN - IFRS
Notícia cadastrada em: 18/03/2024 13:33
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