Banca de QUALIFICAÇÃO: FABRICIA LIDIANE CAMILO PEDROSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FABRICIA LIDIANE CAMILO PEDROSO
DATA : 25/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/aso-tztx-tpx
TÍTULO:

ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ATRAVÉS DE ATIVIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: Desafios e caminhos
SINOP/MT


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Inclusão. Práticas pedagógicas. Alfabetização. Consciência fonológica. Deficiência intelectual leve.


PÁGINAS: 96
RESUMO:

RESUMO
Nossa sociedade é cercada pela língua escrita nas mais diferentes formas. As habilidades de leitura e escrita são constantemente requisitadas, logo, ser alfabetizado e se apoderar da língua escrita são questões fundamentais para a escola, que deve ter como meta propiciar que todos tenham a possibilidade de ler e escrever, inclusive o estudante com deficiência intelectual leve. Neste trabalho, apresentamos a fundamentação teórica e os dados preliminares, bem como a metodologia utilizada para esse fim. Pesquisa esta que, portanto, se propôs a analisar as intervenções pedagógicas que envolvem atividades de consciência fonológica para o desenvolvimento do sistema de escrita alfabética a estudantes com deficiência intelectual leve, matriculados nos anos finais do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: refletir sobre a história de vida desses estudantes, partindo do contexto social do nascimento até a vida escolar; identificar o conhecimento real sobre o sistema alfabético, especificamente no que diz respeito às habilidades de escrita e leitura; descrever os efeitos de atividades de consciência fonológica sobre o desenvolvimento do sistema de escrita alfabética nesses indivíduos; identificar se a mediação de atividades de consciência fonológica contribui para o avanço na escrita. A partir de uma abordagem qualitativa, essa investigação foi realizada em uma escola estadual no município de Sinop/MT. Utilizamos a pesquisa participante, uma vez que o pesquisador está inserido no ambiente pesquisado e realizou as intervenções pedagógicas. Os participantes da pesquisa são dois estudantes com deficiência intelectual leve (DI), matriculados nos anos finais do ensino fundamental (7º ano), não alfabetizados, bem como seus responsáveis. A coleta de dados aconteceu por meio de avaliações diagnósticas (inicial e final), intervenções pedagógicas utilizando atividades de consciência fonológica e entrevista com os responsáveis. Para o embasamento teórico, entre os autores utilizados, destacamos: Vygotsky (2003, 2007, 2010, 2011, 2022), pioneiro nos estudos sobre os processos de aprendizagem e desenvolvimento de pessoas com deficiência no início do século XX e Magda Soares (2022, 2004), teórica que investiga o desenvolvimento da aquisição da escrita na criança. As considerações parciais da pesquisa indicam que as intervenções pedagógicas voltadas para a consciência fonológica têm um impacto positivo no desenvolvimento do sistema de escrita alfabética nesses sujeitos que são o objeto de estudo desta pesquisa. Os resultados preliminares sugerem que as atividades de consciência fonológica contribuíram para a melhoria das habilidades de leitura e escrita, proporcionando-lhes o desenvolvimento de competências linguísticas. Além disso, as intervenções foram bem recebidas e os estudantes com DI demonstraram interesse em participar das atividades propostas.

 

S

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 78800009 - IVONE JESUS ALEXANDRE
Interno - 68601002 - LUCIENE NEVES SANTOS
Externo ao Programa - 112972002 - EDNEUZA ALVES TRUGILLO
Notícia cadastrada em: 11/03/2024 10:56
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1