Banca de DEFESA: BENEDITA GONÇALINA DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BENEDITA GONÇALINA DE ALMEIDA
DATA : 27/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala vídeo conferência do mestrado em Educação PPGEdu UNEMAT
TÍTULO:

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NO ENSINO FUNDAMENTAL: A TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO RECURSO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

 

Prática Pedagógica. Educação Inclusiva. Ensino Regular. Tecnologia Assistiva.


PÁGINAS: 151
RESUMO:

Este estudo apresenta como título “A Prática Pedagógica do Professor no Ensino Fundamental: A Tecnologia Assistiva como recurso de Inclusão na Educação”, integra-se a linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEdu da Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT- Campus-Cáceres/MT. Vários questionamentos surgiam sobre a prática pedagógica do professor: Como está sendo desenvolvida a prática pedagógica do professor no processo de inclusão do estudante com deficiência no ensino regular? Quais são os benefícios que a TA pode oferecer para a efetivação da aprendizagem do estudante com deficiência? Quais os recursos de TA podem contribuir na autonomia da aprendizagem da estudante com deficiência? Este estudo é de cunho qualitativo e encontra-se alinhado com a metodologia do estudo de caso, foram utilizados os procedimentos metodológicos: levantamento e análises de dados, por meio de questionário com perguntas abertas e fechadas que norteou as entrevistas semiestruturadas, observações das práticas pedagógicas das professoras participantes em sala de aula comum e na Sala de Recursos Multifuncionais com uma estudante com deficiência física. A pesquisa foi realizada em uma escola de Educação Básica da Rede Municipal de Cuiabá/MT. Quanto aos resultados da pesquisa, conforme as entrevistas das professoras, é importante ressaltar que na visão das professoras a inclusão é importante para a socialização e também para o desenvolvimento global da criança com deficiência, mas que a escola não está preparada para receber os estudantes com deficiência, porque falta recursos, formação dos professores. Detectamos através das falas das professoras em que elas foram unânimes em dizer, que há falta de formação específica acerca das deficiências para os professores que atuam na sala de aula comum, uma formação que aborda casos concretos, casos da vivência em sala de aula, na sala de aula comum falta materiais acessíveis, o mobiliário, a estrutura física da sala não atende a especificidade da estudante com deficiência física. Quanto ao planejamento das professoras não há concordância nas falas das mesmas, entendemos que a dificuldade na articulação entre elas seja por falta de tempo e horário disponível para que elas pudessem planejarem juntas, sendo que, as horas atividades delas são em dias diferentes, não permitindo  a articulação das mesmas através do planejamento que seria um momento importante para que a articulação entre elas acontecesse, e ao mesmo tempo dificulta a orientação e acompanhamento por parte da professora da SRM. Em nossa observação notamos uma preocupação por parte da professora da sala comum na inclusão da estudante com deficiência física nas atividades, através da diversificação das estratégias metodológicas, como aula dialógica e interativa, recurso tecnológico, observamos também que a estudante, uma vez em contato com o recurso tecnológico, lhe foi despertado mais interesse pela atividade. Na SRM observamos certas limitações que dificultam o acesso da estudante com os recursos de TA como: a cadeira adaptada não é adequada ao tamanho da estudante, a altura do painel de psicomotricidade impede o acesso da estudante em seus recursos.   Acredita-se que a pesquisa possa trazer contribuições relevantes ao processo de inclusão de estudantes com deficiência física na sala de aula e também de estudantes com outras deficiências. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 138555001 - ROSELY APARECIDA ROMANELLI
Interno - 253476001 - RILLER SILVA REVERDITO
Externo ao Programa - 95937004 - ROBSON ALEX FERREIRA
Externo à Instituição - JANE TERESINHA DOMINGUES COTRIN - UFMT
Externo à Instituição - TATIANE LEBRE DIAS - UFMT
Notícia cadastrada em: 08/03/2024 16:12
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