Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIA DE OLIVEIRA PINTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KATIA DE OLIVEIRA PINTO
DATA : 09/05/2024
HORA: 13:30
LOCAL: videochamada
TÍTULO:

A COR DA PELE E O ENSINO DE LITERATURA


PALAVRAS-CHAVES:

Leitura. Oralidade e escrita. Preconceito de cor. Cordel.


PÁGINAS: 57
RESUMO:

Esta pesquisa de intervenção almeja promover ações pedagógicas com ênfase nas práticas de linguagem: oralidade, leitura e escrita; tendo como eixo central a literatura. É sabido que sociedade, leitura e literatura estão entrelaçadas, e esta última busca desperta no leitor o prazer, o gosto, a criticidade, a humanização, a alteridade, emoção, e o refinamento cultural, além de contribuir para a formação do aluno enquanto cidadão. Ler ou ouvir a narrativa de um texto literário é um dos meios que permite ao homem tomar conhecimento das mazelas presentes na sociedade. Assim, a literatura é um instrumento que além de oferecer entretenimento, informação, muitas vezes nos revela por meio da ficção várias injustiças sociais como a segregação racial, violência, miséria e o racismo presente na sociedade. Para fomentar reflexões a respeito do último exemplo citado, o projeto de intervenção terá como suporte a obra A cor da ternura (1998), da escritora Geni Guimarães, cujo tema central é o preconceito racial que se evidencia através do fenótipo da cor. Desta forma os resultados esperados com esta intervenção é criar condições a partir de narrativas orais e escritas que suscitem nos estudantes a percepção acerca da importância do respeito pela dignidade da pessoa humana independente da cor de pele. Imbricado a este objetivo fomentar nas rodas de conversa questões sobre valores sociais, sentimentos como rejeição, exclusão e principalmente a aceitação do próprio corpo. Para todas as atividades as habilidade: oralidade, leitura e escrita serão a base, pois tão importante quanto o objetivo anterior conduzir um ensino que contemple tais habilidade é a chave para uma aprendizagem significativa na vida dos estudantes, visto que é primordial que percebam as contribuições de cada uma das modalidade nos diversos espaços sociais. A implementação do projeto será realizada com os alunos do 8º Ano – do Ensino Fundamental da Escola Estadual Cívico Militar Senador Mário Motta, localizada na cidade de Cáceres – MT. Para alcançar o objetivo, buscarei respaldo em teorias de autores como Antonio Candido de Mello e Souza (2012), Cléo Busatto (2003), Kabengele Munanga (2005), Maria Helena Martins (1994), Isabel Solé (2014), Rildo Cosson (2021), Vincent Jouve (2002), Walter Benjamin (1985) entre outros estudiosos cuja linha de pesquisa vai ao encontro do desenvolvimento dessa pesquisa, que tenciona o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e a contribuição para uma formação intelectual, pessoal e social dos discentes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 121962002 - EVERTON ALMEIDA BARBOSA
Interna - 131981001 - SHIRLENE ROHR DE SOUZA
Externa à Instituição - NORMA SUELI ROSA LIMA - UERJ
Notícia cadastrada em: 29/04/2024 14:26
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1