EDUCAÇÃO MATEMÁTICA VOLTADO PARA INCLUSÃO DOS ALUNOS INDÍGENAS DAS ESCOLAS URBANAS DO MUNICÍPIO DE PEIXOTO DE AZEVEDO - MT
Ensino de matemática, Diversidade cultural, Problemas de aprendizagem.
O presente trabalho é parte de uma busca pessoal para tentar entender como ensinar e como fazer aprender aqueles que de alguma forma na minha opinião deveriam ser melhor ensinados neste país. Refiro-me aqui aos povos indígenas por serem os primeiros brasileiros que viveram aqui quando se diz que o país foi "descoberto", depois disso a vida de liberdade dos povos indígenas foi transformada, em objetivos que nunca foram deles. Hoje, mais de meio milênio, eles ainda vivem as metas estabelecidas por outros povos e, para manter suas culturas, tradições e preservar a natureza, precisam de conhecimentos que vão além do conhecimento étnico que seus ancestrais lhes transmitiram de geração em geração. Para obter esse conhecimento, busca-se em outras culturas aprender novas línguas e novos conhecimentos, dentro destes a matemática está presente com todas as suas regras e conceitos e que para a maioria das pessoas se torna complicado de aprender, mesmo quando é ensinada na própria língua em que fomos criados. O presente trabalho apresenta uma pesquisa do tipo pesquisa-ação, onde se propõe conhecer e testar melhor como se faz o ato de ensinar e aprender alunos indígenas que frequentam escolas urbanas, onde sua cultura, costumes e língua de origem não são levados em consideração. São etapas e processos que são aplicados e observados os rendimentos dos respectivos alunos, para descrever neste trabalho os resultados obtidos. Para isso, foi necessário estudar os problemas de aprendizagem escolar para alunos de escolas comuns, ou seja, de alunos não indígenas e comparar com os processos de aprendizagem dos indígenas em questão.