O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO UMA METODOLOGIA ATIVA: FERRAMENTA FACILITADORA E MOTIVADORA DA APRENDIZAGEM
Modelagem Matemática; Curvas de Aprendizagem; Metodologias Ativas; Geogebra.
Este trabalho relata uma pesquisa envolvendo alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Sinop-MT em que o professor de Matemática propõe uma atividade desenvolvida em sala de aula envolvendo a Modelagem Matemática contextualizada como uma metodologia ativa por meio da teoria das Curvas de Aprendizagem. Tais aportes teóricos foram inseridos para que as atividades de jogos como o jogo de Baralho, de Quebra-Cabeças, de Argolas e o jogo online Tap Tap Dash apresentaram-se como uma situação real executada pelos alunos conectando tais jogos a conteúdos presentes no currículo de matemática do Ensino Básico, por meio da Modelagem Matemática, transformando essas atividades em ambiente de ensino e de aprendizagem. As atividades foram planejadas de modo que os alunos participaram ativamente desde a coleta de dados até a análise e interpretação de modelos que descrevem curvas de aprendizagem fazendo uso do software matemático Geogebra. Como resultado, chegamos à conclusão de que o ambiente proporcionado pela Modelagem Matemática foi capaz de tornar a aprendizagem dos alunos significativa. Isso se justifica por meio das falas dos alunos e também da vivência que tivemos com essa pesquisa de forma que pudemos perceber que a Modelagem associada ao uso de tecnologias em sala de aula impulsiona o aprendizado dos alunos por motivá-los e instigar neles a curiosidade gerando um aprendizado mais dinâmico e efetivo.