A Leitura de Artigo de Opinião mediada pelas Tecnologias Digitais
Palavras-chave: Leitura. Artigo de Opinião. Ensino Fundamental. Tecnologias Digitais.
Keywords: Reading. Opinion article. Elementary School. Digital Technologies.
As escolas lidam com uma geração de estudantes que utilizam, diariamente, as novas tecnologias digitais. Apresentadas cada vez mais cedo no próprio ambiente familiar, não há como fugir dessa realidade. Aperfeiçoar o ensino-aprendizagem do educando nessa nova era implica, aos professores, mediar o desenvolvimento das competências leitoras e escritoras e de forma exitosa encaminhá-los ao domínio dos recursos tecnológicos. Esta pesquisa aborda a necessidade de integrar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Língua Portuguesa (LP), 9º ano do Ensino Fundamental, alinhado aos objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRCMT) e propõe, pela Sequência Didática (SD) - baseada na abordagem de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) - utilizar o gênero artigo de opinião como ferramenta que potencializa a criticidade. Tendo como base a Linguística Aplicada Crítica (LAC) as discussões embasam nos trabalhos realizados por Kleiman (2006), Antunes (2009), Xavier (2010), Barros (2012), Rojo (2012, 2013), para citar alguns. Na perspectiva de contribuir para um ensino de LP crítico e ético nas escolas públicas estaduais em Mato Grosso /MT.