Banca de DEFESA: ROSIANE PEREIRA VISCOVINI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSIANE PEREIRA VISCOVINI
DATA : 07/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Cáceres, Mt
TÍTULO:

ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: CONTRIBUIÇÃO DA OBRA “QUANDO ME DESCOBRI NEGRA” NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA NEGRA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; Mulheres negras; Cultura afro-brasileira


PÁGINAS: 159
RESUMO:

Esta pesquisa apresenta a proposta de um ensino de história que utiliza a obra Quando me Descobri Negra (2015) de Bianca Santana, para fortalecer a identidade étnica por meio da representatividade feminina negra e promover um ensino de História antirracista atrelado a práticas que visam à redução das desigualdades sociais. A obra de Santana nos permite observar as faces do racismo estrutural, institucional e velado que se apresentam – cotidianamente – na vida das pessoas pretas e pardas do Brasil. Além do mais, esse texto evidencia a potencialidade da literatura produzida por mulheres negras, uma vez que este tipo de literatura foi por muito tempo silenciada e excluída dos meios editoriais, cuja escrita possibilita aos jovens se encontrar nas representações que são disponibilizadas. Propomos, portanto, um ensino de História descolonizado, em que pessoas negras possam se ver representados não mais apenas como subalternos ou ex-escravizados, mas em todos os espaços que queiram ocupar e que lhes são de direito. A análise dessa pesquisa se encontra ancorada – principalmente – em referenciais teóricos como Stuart Hall, Grada Kilomba, Sandra Pesavento, Antonio Candido, Djamila Ribeiro, Alessandra Devulsky, Silvio Almeida, Kabengele Munanga, Nilma Lino Gomes, Lélia Gonzalez, Circe Bittencourt, Patrícia Hill Collins, Sirma Bilge, Angela Davis, Nelson Maldonado-Torres e Karla Akotirene. Como resultado dessa pesquisa, foi produzido um guia didático, que objetiva apresentar para o professor uma sequência de roteiros para serem utilizados pelos professores de História do Ensino Médio e Ensino Fundamental, com vistas a um ensino decolonial a partir do uso de literaturas negras, em especial da obra Quando me descobri negra (2015) de Bianca Santana. Desta forma, esta pesquisa se coloca como ferramenta para a efetivação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e africana com institui a Lei 10639/2003.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 278736001 - FERNANDA MARTINS DA SILVA
Interno - 131940001 - OSVALDO MARIOTTO CEREZER
Interna - 61729004 - REGIANE CRISTINA CUSTODIO
Externa à Instituição - OLIVIA MACEDO MIRANDA DE MEDEIROS - UFT
Notícia cadastrada em: 13/05/2024 12:59
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